Identificação

Implantado em Julho de 2016, sob a coordenação do Dr. Alexandre Rocco, este laboratório tem como objetivo impulsionar a pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia no âmbito das linhas de pesquisa do INESC P&D Brasil (IB) através de projetos transversais às seguintes áreas de pesquisa: Comunicação e Informação, Robótica e Sensores, Energia e Produção e Ambiente e Saúde.

Com investimentos da ordem de R$1.000.000,00, a estrutura laboratorial denominada LABESys, abriga uma quantidade de equipamentos voltados para as diversas áreas de atuação do IB. Pode-se destacar alguns itens destinados ao desenvolvimento de tecnologias de rádio e antenas, elementos em fibra ótica para diversas aplicações de comunicação e computação, bem como equipamentos eletrônicos para suporte a testes de bancada como osciloscópios, maquinas de fusão de fibras e computadores de apoio à pesquisa.

O LABESys possui uma área de 120 metros quadrados para o desenvolvimento de atividades de PD&I ligadas as tecnologias da informação e comunicação. Conta com dois técnicos contratados para apoio laboratorial e pesquisadores com nível em mestrado e doutorado. A equipe de pesquisadores colaboradores conta com mais de 40 doutorados de diversas universidades brasileiras que amparados no atual marco regulatório de pesquisa brasileiro, atuam em atividades de PD&I vinculados ao IB.

O Laboratório encontra-se na cidade de Florianópolis, Localizado na Rua Delfino Conti, s/n ­ Trindade ­ Florianópolis-SC.

  • Ano de formação: 2016​
  • Coordenador: Alexandre Rocco
  • Vice Coordenador: Ildemar Decker
  • Áreas predominantes (Lista CAPES): Ciência da Computação, Engenharias, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Ciências Ambientais, Biotecnologia
  • Instituição do Grupo: INESC P&D Brasil