Projeto TECCON II

O projeto intitulado Tecnologia de sensores em fibras óticas para supervisão, controle e proteção de sistemas de energia elétrica (TECCON II) tem como objetivo aumentar a eficiência, confiabilidade e segurança das linhas de transmissão utilizando sistemas sensores baseados em fibra ótica. Para tanto prevê o desenvolvimento a nível de cabeça de série de um isolador polimérico com classe de isolamento de 230 kV, instrumentado com tecnologia sensora em fibra óptica. Adicionalmente, será desenvolvido um sistema de supervisão baseado em modelos de inteligência computacional para leitura e processamento dos dados. O sistema constitui uma solução inovadora para a monitorização em tempo real de linhas de transmissão.

Dada a dimensão do desafio, foi necessária a união de diversas entidades de pesquisa parceiras em uma equipe altamente multidisciplinar. São desenvolvidos no projeto conceitos que tangem fotônica, instrumentação, comunicações, computação, sistemas de potência, alta tensão e gestão de inovação. Assim, ao total, oito entidades parceiras estão envolvidas no Projeto: Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Estadual de Campinas, INESC TEC e INESC P&D Brasil (entidade coordenadora). O TECCON II, que tem com duração prevista de 36 meses, é financiado pela Transmissora Brasileira de Energia (TBE), enquadrado no programa de P&D da empresa.

F-LOCO Sensor

O Projeto Fault Location Optimization (F-LOCO) tem como objetivo principal desenvolver um sistema para localização de faltas transitórias ou permanentes em sistemas aéreos de distribuição de energia elétrica. O sistema poderá ser instalado sem necessidade de interrupção das redes elétricas nas tensões de operação de 15 kV e 34 kV. Integrará, ainda, as tecnologias de IoT mais atuais. O kick-off técnico aconteceu em 17 de dezembro de 2018.

Atuam, no desenvolvimento da pesquisa, pesquisadores de universidades públicas brasileiras: Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O projeto é financiado pela Energisa S.A., dentro do ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL). A execução é realizada pelo INESC P&D Brasil, conjuntamente com a empresa parceira de base tecnológica Hart BR, a qual é especializada no desenvolvimento de soluções para os segmentos de energia, telecomunicações e indústria.

Projeto FASTEN

O projeto Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products (FASTEN) visa desenvolver, demonstrar e validar um sistema de manufatura aditiva conectado em unidades de produção de produtos personalizados de baixo custo unitário. Serão desenvolvidos: um sistema de fabricação escalável, modular e autônomo para a produção de produtos com design personalizado; uma plataforma de IoT (Internet of Things) unificada industrial de código aberto para serviços de execução de fabricação e personalização de produtos; além de um aplicativo de análise de dados para análise preditiva e prescritiva do desempenho de máquinas e atendimento ao cliente para manufatura digital. Com isso, será possível aumentar a capacidade das empresas de produzir pequenos lotes ou peças únicas para atender necessidades de produtos altamente customizados, empregando técnicas de manufatura aditiva (como impressão 3D ou sinterização a laser). Os pilotos serão executados nos ambientes da indústria aeronáutica e metalomecânica. Essas características da estrutura do FASTEN apoiarão adequadamente os objetivos operacionais e estratégicos de empresas industriais que incorporem o conceito Industria 4.0.

Realizado em cooperação entre o Brasil e a Europa, o FASTEN está se concentrando no desenvolvimento de uma estrutura aberta e padronizada para produzir e fornecer produtos projetados sob medida, capaz de funcionar de forma autônoma e de fornecer produtos oriundos de manufatura aditiva, com baixo custo. Os recursos são oriundos do IV Edital Europa Brasil (Comissão Europeia e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil) com recursos geridos no Brasil pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O lado brasileiro da equipe congrega a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Thyssenkrupp Brasil, Embraer Brasil e Bradel Distribuição Ltda. O lado europeu da equipe envolve o Politecnico di Milano (PoliMi), PACE Aerospace Engineering and Information Technology GmbH, Consorzio Intellimech (iMech) e Embraer Portugal.

O projeto tem duração de três anos e iniciou-se em novembro de 2017.

Projeto IND4FIBRE

Com financiamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI-SECINT/Ministério da Economia) o projeto intitulado IND4FIBRE, coordenado pelo INESC P&D Brasil, consiste no desenvolvimento de plataforma para experimentação de testes de alarmes no âmbito da indústria 4.0, através da extensão do testbed FIBRE da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para integrar sensores e atuadores em ambientes de experimentação de sistemas cyber-físicos e simulação de plantas industriais conectadas por uma infraestrutura de dados, capaz de possibilitar que um usuário selecione, configure e opere remotamente um conjunto de equipamentos e sensores disponibilizados em diferentes laboratórios. Os sistemas serão baseados em Internet das Coisas (IoT), tema central nas tecnologias para indústria 4.0.

Além do INESC Brasil e RNP, compõem o projeto a RYD Engenharia Importação e Exportação, FLEXSIM Brasil e as instituições integrantes da rede IB: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).